11/12/2022 às 06:18 Amor-próprio Autoestima

A importância de uma autoestima elevada

30
4min de leitura

A autoestima é o ato de gostar de si mesmo, amar-se, valorizar-se. Vai muito além de estarmos satisfeitos com a nossa imagem, nosso corpo e até mesmo com a autoconfiança. É a consciência que temos do nosso próprio valor, do quanto nos conhecemos e entendemos nossos pontos fortes e nossas limitações, do quanto nos respeitamos e admiramos.

Ela pode influenciar em muitas das escolhas que fazemos ao longo da nossa vida.

Você sabe a importância de termos a autoestima elevada?

Pessoas que possuem autoestima elevada costumam ser mais fortes, sabem lidar com seus limites, com as adversidades e pessoas, resistem a situações adversas por acreditarem mais em seu próprio potencial, lutam pelos seus objetivos e sonhos e confiam mais em si mesmas. Quem tem problemas de autoconfiança duvida do seu próprio potencial e, muitas vezes, tem medo de assumir riscos e alcançar grandes realizações.

Portanto, a autoestima é essencial para um bom relacionamento amoroso, para as relações sociais e familiares, para a saúde física e mental e até mesmo para a vida profissional.

A pessoa com baixa autoestima não tem liberdade, pois está sempre presa à insatisfação com ela mesma e com a própria imagem, tortura-se por seus “erros” (mesmo os pequenos) e falhas, pensa no que podia ter feito de diferente ou falado, cobra-se demais, exige perfeição de si mesma - mesmo sabendo que não se chega à perfeição.

Se você não der valor à própria imagem e assumir uma postura que demonstra a falta de confiança em si mesma, transmitirá isso para as outras pessoas, o que acarretará na insegurança e falta de confiança destas pessoas em você.

É claro que mesmo as pessoas com uma autoestima elevada podem ter momentos de queda e sofrerem, mas conseguem se recuperar mais rápido e não perdem facilmente o equilíbrio emocional. São pessoas que reconhecem seus defeitos e sabem que todos nós somos seres em constante desenvolvimento, evolução. Também reconhecem suas próprias qualidades e se amam, assim, perfeitamente imperfeitas. Levam a vida com mais leveza e fluidez.

Porque elevar a autoestima

Para levar a vida com mais leveza e, com isso, encarar com mais facilidade e de cabeça erguida os problemas e contratempos. Sabe aquela música?

Reconhece a queda
Mas não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima!

Elza Soares

Então, torna-se algo normal, intrínseco.

E com a vida sendo seguida mais leve, tornam-se pessoas mais positivas. Não aquela positividade tóxica, do discurso demasiadamente otimista, que nega a realidade - muito presente nas mídias sociais - mas a psicologia positiva, que não nega a realidade, aceita todas as emoções, ao invés de omitir aquelas que fazem mal, que busca priorizar os sentimentos de satisfação e bem-estar, apesar e em detrimento das adversidades e baques da vida. É clichê, mas está tudo bem em não estar bem. E a autoestima elevada ajuda esse processo de recuperação mais facilmente.

Ser feliz não significa que tudo é perfeito, mas sim que você decidiu olhar para além das imperfeições.

Autor desconhecido

A autoestima elevada também contribui para o amor-próprio e para o respeito por si mesma, o que afeta diretamente os pensamentos e atitudes, diminuindo, por exemplo, sintomas de ansiedade e depressão, levando a sensação de bem-estar.

A autoestima e a vida profissional e pessoal

A baixa autoestima pode prejudicar a vida profissional e a vida pessoal, pois ela afeta diretamente em nossas escolhas. E escolhas ruins podem fazer mal para nosso futuro.

Um detalhe que se deve ficar atento é se a baixa autoestima está sendo causada justamente pelo trabalho.

Com uma autoestima elevada é possível lidar com os próprios erros e contratempos, com a consciência de que as falhas fazem parte do aprendizado e de uma trajetória de sucesso. Essas pessoas sabem aonde querem chegar e até aonde vão os próprios limites.

Quando se tem autoestima saudável, investe-se no próprio desenvolvimento, sem que isso seja visto como um sacrifício. 

Como elevar a autoestima?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber o que quer, aquilo que deseja. O querer é tão importante quanto o planejar e o fazer. “Bata aquele papo” com você mesma, conheça a si mesma profundamente e veja o que realmente você deseja para sua vida. Faça anotações e avalie. E, claro, dê o primeiro passo e inicie.

No próximo post falarei mais sobre como elevar a autoestima e seguiremos juntas nesta jornada.

Bjin

Pri 

Importante: *Este blog foi escrito por uma farmacêutica fotógrafa, baseado em pesquisas, não é um artigo médico. Se tiver sintomas de depressão, ansiedade ou precisar de orientação, consulte um médico ou um psicólogo."
11 Dez 2022

A importância de uma autoestima elevada

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

autoestima e ensaio fotográfico

Quem viu também curtiu

16 de Mar de 2023

08 objeções ao Ensaio Sensual

09 de Dez de 2022

Afinal, sabemos mesmo o que significa autoestima?

17 de Jan de 2023

05 motivos para você fazer um ensaio sensual além do óbvio

Olá esplêndida, em que posso ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no WhatsApp.
Logo do Whatsapp